Um tempo atrás eu estava conversando com um amigo meu sobre uma mancada de um (agora ex) namorado meu e falando que não sabia se queria terminar com ele ou continuar, se valia mesmo a pena a chateação que estava me causando. Queria adiantar que não foi por essa mancada que terminamos, nem tudo a gente controla. Continuando sobre meu amigo, ele me disse uma coisa que realmente me tocou.
Ele me perguntou porque era tão fácil pra mim perdoar inúmeras mancadas dos meus amigos, mas eu não deixava passar uma de um namorado. Como se essa pessoa não tivesse o direito de errar e aprender com o erro. Entendam, eu não estou aqui falando sobre ele ter me traído ou me batido, isso não vale perdoar pois é algo que não melhora com o tempo, quando você abaixa a cabeça pra isso a pessoa vê uma oportunidade de repetir sem ser largado. Estou falando de erros simples, como acordar com um humor ruim em um dia e falar a coisa errada. Ou um erro de comunicação, muito comum.
Eu guardei essa pergunta dele comigo e foi necessário parar um bom tempo pra voltar a refletir sobre ela. O que acontece em um relacionamento amoroso que nós decidimos não lutar? Em uma amizade você vai ver várias vezes seu amigo falando coisas erradas ou com atitudes que não te agradam, mas você não vai simplesmente se afastar dele como se ele fosse um grande vilão. Você provavelmente irá conversar com ele sobre o que aconteceu, explicar seu ponto e o motivo de não ter gostado.
Aproveitando essa ideia, também me questiono sobre as pessoas acharem que namorados devem se falar o dia todo e todos os dias. Ninguém faz isso com amigos. Se você não fala com um amigo um dia, sua amizade não perde a força. Por que em um namoro isso é visto como um crime? É doentio, um sentimento de posse. Eu não estou isenta disso, eu erro bastante nisso também, mas sinto que se questionar sobre é algo importante.
E sobre seu parceiro ter outros amigos? E outras prioridades? Nem sempre a pessoa pode estar disponível pra você, é necessário entender isso e apoiar, as pessoas precisam crescer como seres individuais. Esquece essa história de ser um só, vocês não são.
Realmente hoje em dia o a "posse" é algo bem comum dentro dos relacionamentos, muito triste ):
ResponderExcluirBeijos,
www.tammycezaretti.com.br
Sim, acho importante abrir mais a conversa sobre isso.
ExcluirBeijos!
Essa coisa de posse é o fim da picada. Tem que haver confiança, liberdade, para que o relacionamento seja saudável.
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
Exatamente! Não tem nem sentido estar com alguém que não confiamos.
ExcluirBeijo.
Olá
ResponderExcluirConcordo com seu texto, normalmente perdoamos várias atitudes de amigos mas namorados dificilmente somos tão pacientes assim. E o sentimento de possa é muito complicado.
Beijinhos!
https://focadasnoslivros.blogspot.com/
Sim, a gente separa tanto amigo fé namorado, é tão estranho isso.
ExcluirBeijos.